APRESENTAÇÃO

O Dia Internacional da Mulher, que simboliza a luta feminista pela igualdade, justiça e respeito, foi o marco de inspiração para a primeira Mostra de Cinema Argentino de Mujeres.

Em oposição ao contexto atual do mercado audiovisual, em que a maioria dos filmes em circulação são realizados por homens, a Mostra privilegia o olhar feminino, em filmes realizados por mulheres, com protagonistas femininas e com histórias que abordam temas que fazem parte do universo delas – o nosso.

Construir uma sociedade com equidade de gênero é um trabalho diário no qual o cinema tem um enorme potencial de transformação e em que a comunicação é a premissa básica para que mudanças possam acontecer. Com o propósito de estimular o intercâmbio cultural entre Argentina e Brasil, o evento também convida brasileiras para ministrar palestras sobre temáticas abordadas nos filmes exibidos, seguidas de rodas de conversa com o público presente mediadas pela curadoria. Conhecer essas experiências, tanto na frente quanto atrás das câmeras, pode inspirar mais mulheres a refletir sobre as histórias retratadas e/ou se sintam encorajadas a realizar seus próprios projetos.

Em 2020, a pandemia do Covid-19 evidenciou as desigualdades e o quanto ainda precisamos evoluir como sociedade. As mulheres, em seus múltiplos papéis sociais, se viram ainda mais sobrecarregadas, muitas vezes impedidas de seguirem com seus projetos de vida, pessoais e profissionais. Não foi diferente com a Mostra, que também precisou se recolher temporariamente.

Entretanto, esta mesma pandemia também nos revelou como nosotras, apesar de tudo, conseguimos nos organizar, aprender, reaprender, estabelecer redes, acolher, cuidar e nos cuidar. Somos muitas e não estamos sozinhas.

Estudamos e trabalhamos juntas para viabilizar alguma forma de permanecermos visíveis. E assim, adaptada ao formato online, a Mostra de Cinema Argentino de Mujeres volta em 2021 com a Edição Especial – Retrospectiva Inés María Barrionuevo em maio, mês da comemoração do Dia Internacional das Mulheres pela Paz e pelo Desarmamento e da Revolução Argentina.

Acreditamos que tempos melhores virão. E quando os encontros presenciais forem possíveis, a Mostra seguirá em formato híbrido, com o potencial de multiplicação e expansão do meio virtual e as possibilidades da experiência compartilhada na sala de cinema – saudade que me emociona só de imaginar!

Por enquanto, seguimos lejos, pero bien cerca, porque la distancia es solo física!

¡Gracias y hasta el próximo abrazo!
Luisina